Essa técnica trará benefícios ligados a Respiração, Controle, Centralização, Concentração, Precisão e Fluidez, cada um desses princípios tem participação importante na execução de cada movimento realizado.
A técnica do Pilates foi desenvolvida por Joseph Hubertus Pilates em meados de 1920, autodidata estudou anatomia, física, biologia, fisiologia, medicina chinesa, e o movimento dos animais, além disso praticou boxe, defesa pessoal e foi artista de circo. A partir destes estudos e destas experiências esportivas ele desenvolveu uma série de exercícios com influências do yoga artes marciais e dos movimentos humanos, com isso surge o Mat pilates ou Pilates Solo, que é a base dos exercícios praticados.
O método do Pilates possui princípios fundamentais que sem eles, perde-se a essência do método e consequentemente não alcançamos todos os benefícios que o método pode nos oferecer. O Pilates possui 6 princípios básicos que consistem em:
Respiração
Organiza e prepara os movimentos.
Controle
Controle do movimento, uma execução sem controle certamente leva a perda da eficiência.
Centralização
Basicamente contribui no “Power House”, conjunto de músculos centrais do corpo que quando acionados no momento correto garante eficiência no movimento.
Concentração
Através da concentração mantemos nossa postura, estabilizando as articulações e movimentando os segmentos corporais com precisão.
Precisão
Os exercícios precisam ser executados de maneira harmônica e eficaz buscando qualidade e não quantidade, dentro dos limites de cada indivíduo.
Fluidez
É a capacidade de executarmos os exercícios sem interrupções, sem apneias, sem nenhum movimento isolado.