Como a própria mulher é ímpar, cada fase dela também, e isso identificamos no seu sistema hormonal, que desencadeia uma série de ações fisiológicas no seu organismo, portanto devemos estar atentos as diversas fases que a mulher percorre durante sua vida.
Para ter parâmetros e assim programar um treinamento físico que promova benefícios à saúde da mulher.
Você que é mulher sabia que era necessário acompanhar seu ciclo para obter melhores resultados no seu treinamento??
Você sabe como ter melhores resultados com base no seu ciclo menstrual?
➡️Ocorre uma explosão hormonal, mas, como isso influencia na rotina e nos treinos das mulheres?
➡️O ciclo menstrual ocorre recorrentemente e dura em média cerca de 28 dias, podendo variar de 24 a 32 dias.
➡️O corpo da mulher sofre forte descarga hormonal que influencia diretamente no seu comportamento. O aumento nos níveis de Estrogênio e Progesterona oscilam durante as fases do ciclo e ambos têm efeitos também no desempenho atlético.
☑️1ª fase(1º ao 5º dia) Folicular – INTENSIDADE MÉDIA
Fase da menstruação, Estrogênio e progesterona estão em baixa, cansaço e falta de ânimo são comuns, treino moderado regenerativo, rml e exercícios de pilates.
☑️2ª fase – 6º ao 12º dia – INTENSIDADE ALTA
A pós menstrual, aumenta a quantidade de Estrogênio e há maior liberação do hormônio noradrenalina, hora boa para treinos de força dinâmica, musculação com maior intensidade.
☑️3ª fase – 12º dia ao 16º dia – INTENSIDADE MÉDIA
Nesta fase estrogênio tem um pico pouco antes e então baixa logo depois, já a progesterona aumenta bastante, treinos de força, pois há um aumento a resistência a fadiga.
☑️4 ª fase – 17º dia ao 24º dia fase lútea – INTESIDADE MÉDIA/ALTA
Pós ovulatória – a quantidade de progesterona continua aumentando até ultrapassar a de estrógeno, melhorando ainda mais a desempenho para atividades que envolvam força e treinos circuitados, uma boa fase para otimizar a perda de gordura corporal.
☑️5ª fase – 25º ao 28º dia pré menstrual – INTENSIDADE BAIXA
Pré menstrual – é a fase da conhecida TPM. Tem a queda substancial de progesterona, liberação de adrenalina e cortisol, o que reduz o desempenho e aumenta a fadiga. Treinos aeróbicos leves, mobilidade e flexibilidade são uma boa estratégia.
➡️Para mulheres que fazem uso de anticoncepcionais, devido às doses de hormônios administrados dificilmente vão ter estes sintomas, por tanto os treinamentos podem seguir níveis mais elevados de intensidade e com bons desempenhos, porém cada escolhida um bônus e um ônus, pois o contraceptivo trás inúmeras consequências negativas também, afinal nem tudo são flores .
No Studio Patrícia Baumann você treina respeitando esse ciclo hormonal natural.
Vem conhecer e compreender mais esse processo, agende seu horário:
☎️3276-1402
📲(47)99163-3898