Pressão alta? Vem compreender como o exercício físico influencia a melhora da pressão arterial e mudara sua história.
De imediato devemos entender a pressão arterial. Para que o sangue circule e irrigue todo o nosso corpo, é necessário que ao bater, o coração haja como uma bomba distribuindo sangue para todo o organismo, desta maneira jogando o mesmo no interior das artérias que por sua vez sofrem uma pressão natural. Esse bombeamento executado pelo coração para nutrir nosso corpo, exerce uma força contra as paredes das artérias, a pressão arterial caracteriza-se através da medida de quão intenso é o fluxo de sangue percorrendo pelas artérias.
Devemos entender que, ao passar pelas artérias o sangue encontra uma resistência, portanto quanto mais estreita é a artéria, maior será a pressão exercida à passagem do sangue, resultando a uma possível hipertensão.
A aferição é realizada através do esfignomanômetro, a referência de uma pressão arterial normal é de até 120/80mmHg, obtendo valores acima deste, podemos caracterizar por algum tipo de Hipertensão arterial. Sendo esta uma doença crônica em que a pressão sanguínea nas artérias se encontra constantemente elevada, assim conhecida popularmente como “pressão alta”, a doença geralmente não causa sintomas. No entanto, em longo prazo é um dos principais fatores de risco para desencadear uma série de doenças graves como angina (dor no peito), insuficiência cardíaca, doença arterial coronária, acidente vascular cerebral, infarto agudo do miocárdio, incapacidade visual e doença renal crônica.
Existem vários fatores que podem levar o indivíduo a adquirir hipertensão, dentre eles alguns imutáveis, tais como, idade e o histórico familiar, ou seja, a herança genética. Porém a maioria dos casos provêm de fatores externos, como o sobrepeso com acumulo de gordura na região central do corpo, ingesta demasiada de sal, consumo abusivo do álcool e cigarro, stress e o sedentarismo.
O Colégio Americano de Medicina do Esporte e a Sociedade Brasileira de Cardiologia pactuam em constatar a importância do exercício físico como o principal aliado na prevenção e tratamento de doenças que afetam o sistema cardiovascular. A prática adequada de exercício físico para os pacientes hipertensos como uma forma de intervenção para a prevenção e o tratamento da hipertensão arterial, apresenta implicações clínicas importantes, uma vez que o exercício físico regular pode reduzir ou até mesmo abolir a necessidade do uso de medicamentos anti-hipertensivos. Mas, atenção! A prescrição de exercício deve ser individualizada, necessitam ser verificadas as condições físicas e clínicas de cada individuo, ou seja, controle, pois o mesmo executado de forma inadequada pode trazer efeitos agudos na pressão que podem causar mal estar, tanto uma queda ou um aumento abrupto da pressão arterial.
O Profissional de Educação Física capacitado irá alinhar o tipo de exercício, volume e intensidade adequada para cada cliente, pois é constatado que tanto o exercício aeróbico, quanto o exercício resistido, tem a sua parcela benéfica para esse tratamento. O exercício na dose certa tem como efeito crônico a estabilização e controle da pressão arterial em repouso por meio da melhora na complacência vascular, ou seja, quantidade total de sangue que pode ser armazenada em determinada parte da circulação através de uma boa distensibilidade, uma vaso-dilatação que permite uma melhor circulação do sangue, aumento na capacidade de oxigenação do organismo e ainda percentual de gordura.
O que importa é você compreender que a pressão alterada, fragiliza seu coração e compromete sua longevidade, afinal você ficara com os riscos cardíacos eminentes, um forte candidato(a) para um infarto do miocárdio, ou AVC, a pressão arterial começou a apresentar aumento, é indispensável a passagem por um médico cardiologista, que identificara se sua pressão esta alta de forma aguda, desenvolvida por uma período de estresse ou já algo crônico que compromete diretamente sua saúde e de forma segura prescreverá a medicação para o período que esta passando, até que o efeito do exercício possa ajudar ao ponto de você ter a liberação de deixar os medicamentos , tudo é avaliado pelos bons profissionais que te acompanham, mas lembre-se isso só será possível, com os treinos contínuos e uma alimentação longe dos exageros de sal e pimentas específicas.
Venha conferir os nossos produtos e conheça a nossa metodologia altamente individualizada!
PATRÍCIA BAUMANN
Fisiologista e Personal Trainer
Rodrigo Vieira – Personal Trainer
CREF: 017886-G/SC