A Tendinite Patelar é uma das lesões por esforço repetitivo mais comuns no joelho. Estudos mostram que acomete de 20 a 30% dos atletas e esportistas. Ela é uma inflamação no tendão que liga a patela à tíbia. Em algum momento, o músculo anterior da coxa perde sua capacidade de absorver o impacto por redução da qualidade de contração excêntrica, gerando sobrecarga ao tendão patelar.
A dor é o primeiro sintoma de tendinite patelar, tipicamente após o esporte e de caráter noturno, atrapalhando o sono, e no dia seguinte dificultando atividades rotineiras.
No tratamento e recuperação devemos:
-Alongar: flexores do quadril e joelho (isquiotibiais, gastrocnêmio, iliopsoas, reto femoral, adutores), extensores de quadril e joelho (quadríceps, glúteos), banda iliotibial, e o retináculo patelar.
-Fortalecer: quadríceps, ísquios tibiais, glúteos máximo e médio, flexores, extensores, abdutores e dos adutores do quadril, gastrocnêmios e sóleo.
Até a reabilitação total do indivíduo, é aconselhável diminuir, modificar ou adaptar as atividades que aumentam o stress no tendão patelar, como pular e agachar para evitar stress e sobrecarga direta na região do tendão, evitando que ocorra a sua ruptura.
Os músculos flexores do quadril e joelho (isquiotibiais, gastrocnêmio, iliopsoas, reto femoral, adutores), extensores de quadril e joelho (quadríceps, glúteos), banda iliotibial, e o retináculo patelar devem ser rotineiramente alongados.
A contração isométrica é utilizada nos estágios iniciais da reabilitação, usando uma carga de exercícios de 60% a 80% da capacidade de desenvolvimento de força do músculo, preparando a musculatura para exercícios mais complexos.
O fortalecimento dos músculos quadríceps, ísquios tibiais, glúteos máximo e médio, flexores, extensores, abdutores e dos adutores do quadril, gastrocnêmios, sóleo, são importantes para diminuir a dor causada pela Tendinite Patelar, pois cadeias musculares (anterior e posterior) fortalecidas igualmente, diminuem a sobrecarga do tendão patelar.
A realização do exercício excêntrico é muito importante na reabilitação. O exercício de agachamento em superfície declinada é um dos exercícios recomendados desde que realizados de forma correta e sem dor.
Os cuidados especiais são:
fazer uma avaliação completa do aparelho locomotor voltada à biomecânica do esporte.
promover preparo físico adequado para a prática esportiva desejada.
orientação de prática esportiva supervisionada por um profissional capacitado, para que evitar erros no gesto esportivo ou overtraining.